AS MÚLTIPLAS FACES DA ART NOUVEAU
Embora aparentemente contraditórias, as duas tendências da Arte Nova inspiram-se nos mesmos ideais de renovação artística e exprimem, sob formas diferentes, teorias muito próximas, visando uma concepção dinâmica e unitária do espaço, em que todos os elementos do mobiliário, desde os puxadores aos móveis e às tapeçarias, revestem idêntica dignidade estética, num contexto em que cada objeto é estudado e concebido exatamente para o lugar que ocupa.
E é aqui que surge a evidente oposição total do modernismo ao conceito de mobiliário vigente nessa época, em que a acumulação do bric-a-brac (S.m. Bras. 1. Conjunto de diversos e velhos objetos de arte ou artesanato, antigüidades, móveis, vestuários, bijuterias, etc. 2. Estabelecimento comercial que compra e vende tais objetos. 3. Do francês Bric-A-Brac.) dos móveis e dos objetos testemunha um sintomático sentido de horror do vazio.
E é aqui que surge a evidente oposição total do modernismo ao conceito de mobiliário vigente nessa época, em que a acumulação do bric-a-brac (S.m. Bras. 1. Conjunto de diversos e velhos objetos de arte ou artesanato, antigüidades, móveis, vestuários, bijuterias, etc. 2. Estabelecimento comercial que compra e vende tais objetos. 3. Do francês Bric-A-Brac.) dos móveis e dos objetos testemunha um sintomático sentido de horror do vazio.
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