PAÍSES AFETADOS PELO ART NOUVEAU 2 - BÉLGICA
Bélgica
As primeiras manifestações modernistas no continente europeu verificam-se na Bélgica com a obra de Victor Horta (1861-1947), que no início de 1890 define de modo completo as características do novo estilo. As suas arquiteturas e os móveis que desenha para elas tendem a uma integração total do interior, desenvolvendo um desenho inspirado nas formas vegetais, sem nunca as reproduzir, mas interpretando as tensões elásticas em ornamentações ligeiras e flutuantes. Nos móveis, os elementos estruturais são muitas vezes dominantes, embora se submetam a um desenho delicado e elegante.
A atenção dada à estrutura do móvel é também característica de Henri Van de Velde, que podemos considerar o artista mais empenhado na afirmação do Modern Style. Arquiteto, pintor, designer e escritor, Van de Velde exerce a sua atividade em toda a Europa e interessa-se por todos os domínios da arte aplicada. Os seus móveis, embora renunciando aos elementos decorativos, como na famosa secretária em borboleta, baseiam-se nas linhas de força que emanam da própria estrutura; as suas curvas nunca são ornamentais, tendo como fim elas mesmas, mas resultam antes de uma intenção interna.
Henry van de Velde - Secretária. Estrutura articulada, com abertos e fechados contrapostos.
Decoração de borboleta atrás do tampo.
A madeira é sempre utilizada de modo orgânico, respeitando a elasticidade das fibras; as cadeiras e as poltronas têm muitas vezes as costas com abertos e com travessas curvadas estendidas. Ao lado de Van de Velde citamos também Gustave Serruier-Bavy (1858-1910), que representa o elo entre a experiência belga e a inglesa do Arts & Crafts.
Comment Form under post in blogger/blogspot