PAÍSES AFETADOS PELO ART NOUVEAU 3 - ALEMANHA

posted under by Gabi Duarte
Alemanha

São dois os centros em que se desenvolve o Jugendstil alemão: Munique e Darmstadt. Em Munique encontramos Hermann Obrist e August Endell, cujos trabalhos refletem embora com uma graciosidade um pouco fria, uma linearidade floral que, contudo não descuida os elementos estruturais.

Os móveis de Hermann Obrist (1863-1927), ativo em todos os campos de tecidos bordados, apresentam frequentemente uma simetria e uma plasticidade moderada. August Endell (1872-1925) mais conhecido pelas suas impetuosas decorações arquitetônicas, entre as quais a da célebre fachada do Atelier Elvira (1897), hoje destruída, exprime nos seus móveis, formas cujo esforço pela novidade se traduz por vezes em contradição.


Richard Riemerschmid - Relógio de pêndulo de carvalho e bronze para a
Dresdener Werkstätten für Handwerkskunst, 1903.

Próxima das experiências de Van de Velde é, pelo contrário, a obra de Richard Riemerschmid (1868-1957) que, partindo de uma linearidade sinuosa, utiliza formas geométricas. Por outro lado em Darmstad é a influência austríaca, e particularmente a de Joseph Maria Olbrich, a determinar uma maior austeridade das linhas e uma estrutura mais racional; aí trabalham os artífices Peter Behrens (1868-1940), um dos maiores inovadores no campo do design e da arquitetura européia, e um grupo de pintores e escultores ativos no campo da arte aplicada. Os móveis de Behrens, de resto também formado em Munique, distinguem-se pelo rigor gracioso e pela moderação elegante com que são expressas as linhas curvas.

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