PAÍSES AFETADOS PELO ART NOUVEAU 3 - ALEMANHA
Alemanha
Os móveis de Hermann Obrist (1863-1927), ativo em todos os campos de tecidos bordados, apresentam frequentemente uma simetria e uma plasticidade moderada. August Endell (1872-1925) mais conhecido pelas suas impetuosas decorações arquitetônicas, entre as quais a da célebre fachada do Atelier Elvira (1897), hoje destruída, exprime nos seus móveis, formas cujo esforço pela novidade se traduz por vezes em contradição.
Próxima das experiências de Van de Velde é, pelo contrário, a obra de Richard Riemerschmid (1868-1957) que, partindo de uma linearidade sinuosa, utiliza formas geométricas. Por outro lado em Darmstad é a influência austríaca, e particularmente a de Joseph Maria Olbrich, a determinar uma maior austeridade das linhas e uma estrutura mais racional; aí trabalham os artífices Peter Behrens (1868-1940), um dos maiores inovadores no campo do design e da arquitetura européia, e um grupo de pintores e escultores ativos no campo da arte aplicada. Os móveis de Behrens, de resto também formado em Munique, distinguem-se pelo rigor gracioso e pela moderação elegante com que são expressas as linhas curvas.
São dois os centros em que se desenvolve o Jugendstil alemão: Munique e Darmstadt. Em Munique encontramos Hermann Obrist e August Endell, cujos trabalhos refletem embora com uma graciosidade um pouco fria, uma linearidade floral que, contudo não descuida os elementos estruturais.
Os móveis de Hermann Obrist (1863-1927), ativo em todos os campos de tecidos bordados, apresentam frequentemente uma simetria e uma plasticidade moderada. August Endell (1872-1925) mais conhecido pelas suas impetuosas decorações arquitetônicas, entre as quais a da célebre fachada do Atelier Elvira (1897), hoje destruída, exprime nos seus móveis, formas cujo esforço pela novidade se traduz por vezes em contradição.
Richard Riemerschmid - Relógio de pêndulo de carvalho e bronze para a
Dresdener Werkstätten für Handwerkskunst, 1903.
Próxima das experiências de Van de Velde é, pelo contrário, a obra de Richard Riemerschmid (1868-1957) que, partindo de uma linearidade sinuosa, utiliza formas geométricas. Por outro lado em Darmstad é a influência austríaca, e particularmente a de Joseph Maria Olbrich, a determinar uma maior austeridade das linhas e uma estrutura mais racional; aí trabalham os artífices Peter Behrens (1868-1940), um dos maiores inovadores no campo do design e da arquitetura européia, e um grupo de pintores e escultores ativos no campo da arte aplicada. Os móveis de Behrens, de resto também formado em Munique, distinguem-se pelo rigor gracioso e pela moderação elegante com que são expressas as linhas curvas.
Comment Form under post in blogger/blogspot